facebook pixel

Login

Conecte-se com Facebook
Fica tranquilo! Nunca postaremos sem sua autorização.

- ou -

Esqueceu sua senha?

Terapia holística

Criado em 25-04-2017
por

Compartilhe:

Terapia holística

Terapia holística

Diferente da medicina alopata, que parte do corpo, a medicina holística entende o ser humano como um todo, no qual os aspectos físico e mental estão conectados e estimulam-se reciprocamente. Diferentes perspectivas levam a diferentes abordagens quanto ao tratamento - tanto da doença quanto do paciente. Por isso, a medicina tradicional vai buscar eliminar o sintoma, o que é visto, deixando oculta as raízes do problema.

A medicina holística acredita que o paciente é uma pessoa, não uma doença. Assim, para curar, o médico deve olhar o paciente com uma lente multifocal, que capte seus aspectos físico, emocional e espiritual.

Ciência do mente-corpo: o sofrimento e a cura podem ser condicionados

No best-seller Mind Over Medicine: Scientific Proof You Can Heal Yourself (Hay House, 2013), a médica Lissa Rankin traz diversas pesquisas que provam o efeito da mente sobre o corpo. Em ensaios clínicos, é observado que pacientes tratados com placebos não apenas se sentem melhor como atingem resultados visíveis. A autora cita exemplos de pacientes que, submetidos a terapia, tiveram os brônquios dilatados, úlceras cicatrizadas e até mesmo crescimento de cabelo, quando calvos, dentre outros fenômenos fisiológicos mensuráveis. O oposto também é verdadeiro, e a mente pode pensar-se doente, o que os pesquisadores chamam de "efeito nocebo”. É o caso de pacientes que recebem injeções com solução salina acreditando ser quimioterapia, e acabam vomitando e perdendo os cabelos.

Mas como é possível nossa mente manipular nosso corpo de tal forma?

O corpo humano foi construído com mecanismos de auto-reparo que fixam proteínas danificadas, reparam DNA, atuam sob desequilíbrios hormonais e eliminam as células cancerígenas e outros agentes infecciosos estranhos ao nosso corpo. No entanto, muitas vezes nos sentimos impotentes para aproveitar esses mecanismos de auto-reparo naturais.

Uma mente saudável é capaz de reduzir os níveis de hormônios de estresse, de modo que o sistema imunológico seja capaz de lutar contra a doença. Quando estamos fisicamente ou emocionalmente estressados, nosso corpo libera hormônios que podem afetar todos os sistemas e órgãos.

O estresse relacionado à hostilidade e à ansiedade, por exemplo, podem resultar em interrupções do coração e da função imunológica. Da mesma forma, depressão e angústia podem diminuir a capacidade natural do corpo para a cura.

Como treinar nossa mente para uma vida saudável?

7 passos a saúde plena

Um plano holístico precisa abordar todos os elementos de nossa vida: físico, mental/ emocional, social e espiritual. Pense sobre as coisas que você gostaria de mudar ou as coisas que você gostaria de melhorar.

  1. Ser mentalmente e emocionalmente saudável ??inclui ter uma sensação de contentamento, boa autoestima, confiança, entusiasmo pela vida e a capacidade de rir e se divertir, assim como a capacidade de lidar com o estresse e se adaptar às mudanças. Por isso, é necessário valorizar o tempo do lazer. Fazer as coisas por nenhuma outra razão além da qual você sente prazer em fazê-las. Vá caminhar na praia, ouça música ou leia um bom livro.
  2. Passe algum tempo pensando sobre o que você valoriza e o que te da prazer. Existe um hobby ou interesse que você gostaria de retomar? Ou ainda, há algo que você gostaria de tentar pela primeira vez?
  3. Torne então a tarefa prática. Comece com uma caminhada de 15 minutos. Para uma vida saudável o exercício físico é essencial. Quando nos exercitamos, nosso corpo libera endorfina, que impulsiona o humor e ajuda a reduzir o estresse.
  4. Tome nota dos tipos de alimento que você está consumindo. A comida influi na nossa energia, no nosso humor e até mesmo nos nossos padrões de sono. O corpo e a mente se sentem melhores quando dormimos bem. Precisamos de cerca de 6 a 8 horas de sono por noite.
  5. O cuidado espiritual nos ajuda a encontrar e desenvolver um senso de conexão com uma forca superior e plena. Nos serve de bússola e nos ajuda a focar no que importa. Procure, por exemplo, praticar meditação, mesmo que pouco tempo por dia. 5 minutos é um começo. Lembre-se, você é a qualidade do seu tempo.
  6. Vida social é fundamental para mente e corpo saudáveis. Os seres humanos são animais sociais. Nosso cérebro é moldado por nossas interações sociais a partir do momento em que nascemos. Permanecer socialmente ativo e manter relacionamentos interpessoais pode ajudar a boa saúde física e emocional.
  7. Por fim, seja generoso consigo - quando se inicia algo, é preciso de tempo para se adaptar e aprender. Se você se desorientar do plano inicial, não se martirize. É mais eficaz dar a volta por cima e continuar. Manter uma vida saudável é um processo de construção diário. E aqui não há atalhos, mas sentidos. E encontrar seu sentido na vida é o que vai determinar sua saúde, entendida como o equilíbrio do composto corpo-mente.

0 Comentários

Tem algum comentário sobre este artigo? Envie para nós!

Copyrights © 2018 Todos Direitos Reservados Vitafine.