facebook pixel

Login

Conecte-se com Facebook
Fica tranquilo! Nunca postaremos sem sua autorização.

- ou -

Esqueceu sua senha?

Dicas de alimentos fáceis e saudáveis

Criado em 25-05-2017
por Mayra Cohen

Compartilhe:

Dicas de alimentos fáceis e saudáveis

Dicas de alimentos fáceis e saudáveis

Sabe aquele conselho clichê “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”? Duas verdades sobre ele: é cliche não por ser ultrapassado, mas porque muitas vezes repetido, e segundo, porque chama a atenção para o fato de que o recomeço está no agora, no tempo presente. Quantas vezes planejamos começar uma dieta ou atividade física na segunda-feira, depois de um final de semana de excessos? Quantas vezes deixamos o momento de mudança para o amanhã, que transita do tempo futuro diretamente para o passado? Pensando nisso, elaboramos algumas dicas de alimentos simples, econômicos e nutritivos para você botar em prática aquela rotina saudável com a qual vinha sonhando.

Para que o cotidiano não atropele seus planos, o domingo é ideal para planejar o cardápio da semana, bem como para cozinhar grãos e vegetais que serão utilizados em receitas ao longo dos próximos dias. Para manter uma rotina prazerosa, é importante que você não gaste mais de 15 minutos por dia na cozinha.

Café da manhã

Smoothies e sucos são as melhores escolhas para o seu café da manhã. Primeiro por serem simples e funcionais - você pode prepará-los e ir bebendo no caminho para o trabalho - e segundo, porque os alimentos mais nutritivos podem ser adicionados ao preparo da bebida. Um exemplo?

Você pode preparar smoothie de abacate com chá-verde, amêndoas, mel e canela - uma combinação incrivelmente saborosa e saudável.

O abacate é rico em gordura boa do tipo monoinsaturada como o omega 3, fibras, antioxidantes, magnésio e ácido fólico, que atua no combate à anemia. Já o chá-verde ajuda a retardar o envelhecimento celular, combate o colesterol, previne doenças do coração, ajuda a prevenir vários tipos de câncer, além de ser um acelerador metabólico natural, o que contribui para um emagrecimento saudável. A canela, dentre outras qualidades, por ser rica em fibras, também é uma aliada na busca pelo peso ideal.

Acrescentando amêndoas à receita, são 3 vezes mais saúde e 3 vezes menos gordura. Do grupo das oleaginosas, assim como castanhas, macadâmia e avelã, ela possui diversos nutrientes como vitaminas, minerais, antioxidantes e gordura de ótima qualidade.

Invista em uma dieta rica em sementes, oleaginosas e frutas, e deixe sua imaginação fluir. Assim, você terá uma rotina nutritiva sem ser repetitiva.

Refeições completas

Para o almoço de segunda-feira, por exemplo, você pode preparar lasanha com massa integral e legumes, ao invés de embutidos como presunto ou peito de peru. Há ainda a opção de retirar a massa e utilizar berinjela ou abobrinha para a base. Para o recheio, você pode utilizar batata doce, cogumelos ou peito de frango desfiado. Para o preparo do molho branco, dispense o creme de leite industrializado e faça você mesmo uma versão mais leve. Não vai demorar mais de 3 minutos. Apenas acrescente leite e farinha de trigo em uma panela, e misture até chegar na textura certa - se preferir, utilize o liquidificador. Depois, basta acrescentar os temperos de sua preferência e sal - com moderação.

Domingo também é o dia ideal para cozinhar feijão, grão de bico, lentilha e fava. O feijão pode ser tanto servido da forma tradicional, como aproveitado em wraps, como na versão mexicana. Mais uma vez o abacate pode ser um acompanhamento. Para quem não é fã da combinação agridoce, vale tentar outros molhos, ou mesmo acrescentar uma pitada de mostarda, que é fonte de ácido fólico e vitamina. Já o grão de bico é um ótimo acompanhamento para saladas.

Uma vez na cozinha, aproveite para cozinhar as carnes e os vegetais que serão consumidos ao longo da semana. Conserve na geladeira e não perca tempo. Utilize livros de receita ou receitas online para te ajudar a planejar o cardápio. E lembre-se, você não precisa comer carne, frango e peixe na mesma semana, muito menos todos os dias. Você pode preparar a mesma peça de carne, peixe e frango de formas diferentes, evitando desperdício e perda de tempo. Se o escolhido da semana foi o frango, você pode preparar assados ou cozidos no domingo e, durante a semana, utilizar em diferentes pratos como salada fria, lasanha ou risoto - o que abre outra infinidade de possibilidades culinárias.

Lanches no intervalo

Para um lanche leve no meio do dia, hommus acompanhado de cenoura ou pepino em fatias é uma alternativa nutritiva e saborosa. Para o preparo do hommus, é necessário apenas grão de bico amassado, misturado com tahine, alho, suco de limão siciliano, sal, pimenta moída e azeite. A receita não demora mais de 15 minutos, levando em consideração que o grão de bico foi cozido anteriormente

Iogurte também é um grande aliado para uma dieta saudável, podendo ser servido na companhia de frutas, oleaginosas e sementes, ou como base de molhos. Molhos a base de iogurte são ótimas indicações para legumes gratinados ou mesmo para adicionar em sanduíches e wraps. Uma indicação refrescante é o molho de iogurte com menta, que pode ser inserido em wraps de abobrinha ou de salmão, por exemplo.

Não tenha medo de criar, arriscar e inovar, a culinária contemporânea tem provado que não há ortodoxia no paladar. Seu único compromisso é com sua saúde e bem estar. Invista nessa relação e você vai descobrir quanto prazer é possível cozinhando apenas uma vez por semana. Preparado?

0 Comentários

Mayra Cohen Tem algum comentário sobre este artigo? Envie para nós!

Copyrights © 2018 Todos Direitos Reservados Vitafine.