facebook pixel

Login

Conecte-se com Facebook
Fica tranquilo! Nunca postaremos sem sua autorização.

- ou -

Esqueceu sua senha?

Afinal, o que é ansiedade?

Criado em 23-06-2019
por Bruno Coelho Gomes

Compartilhe:

Afinal, o que é ansiedade?

Afinal, o que é ansiedade?

A ansiedade é uma reação natural e saudável do nosso corpo, qualquer pessoa está sujeita a esta sensação quando se encontra em algumas situaçãos que envolvem alta expectativa e nervosismo, como por exemplo: entrevista de emprego, primeiro encontro, resultados de exames de saúde, prova na faculdade, e diversas outras situações cotidianas.

Porém, embora a ansiedade faça parte da nossa rotina, ela pode se tornar um problema quando a sua frequência e intensidade aumentam, podendo até se tornar uma doença e causar grandes danos a sua saúde física e emocional.

Quem sofre de transtornos de ansiedade mantém a sua mente em constante estado de alerta com coisas que ainda não aconteceram - e talvez nem acontecerão. Esse estado de alerta é um mecanismo de defesa do nosso corpo para conseguir antecipar situações reais de perigo e se prepara a tempo, o problema é quando esse mecanismo passa a ser utilizado sem moderação para grande parte de nossas ações. Ao fazer isso, transformamos coisas simples como sair de casa, em uma verdadeira missão de guerra pois nosso corpo está em alerta total preparado para a guerra.

Esse estado fisiológico é extremamente desgastante, frustrante e algo que não queremos passar novamente, algo a ser temido. É ai que passamos a ter "medo do medo", que nada mais é que o mecanismo de defesa fazendo o papel dele, só que agora a ameaça é ele mesmo.

Esse fatores, junto com a vergonha de estar passando por tal situação, mais o preconceito da população quando o assunto é ansiedade, agrava ainda mais a pressão de quem está sofrendo com ansiedade. Fazendo com que se sinta inferior, sozinha e torna o processo ainda mais estressante.

Os números da ansiedade

Infelizmente o Brasil é campeão quando o assunto é ansiedade, somos o país mais ansioso do mundo: 9,3% da população brasileira sofre de transtorno de ansiedade, isso é quase o triplo da média mundial. Para se ter uma noção aqui no Brasi, são consumidos quase 30 milhões de caixas de Rivotril por ano, a uma década atrás esse número era quase 3 vezes menor. Infelizmente os números da ansiedade são alarmantes e deixam claro que esse mal não é tão incomum quanto parece ser. Se você está sofrende com a ansiedade, saiba que você não está sozinho.



Efeitos no corpo

Durante episódios de ansiedade o corpo humano recebe interpreta que está sob perigo iminente e se prepara imediatamente criando um estado de defesa. Liberando uma descarga maciça dos chamados hormônios de estresse, encabeçados pela adre­nalina, que desviam maior cota de fluxo sanguíneo para zonas como o cérebro e os músculos, levando mais oxigênio.

A ansiedade pode causar o desequilíbrio no nosso organismo, afetando substâncias responsáveis por controlar várias funções, como apetite, sono e humor. Por isso, os sintomas da ansiedade não se limitam só ao humor.

Veja os principais sintomas causados pela ansiedade:

Batimento cardíaco acelerado
Boca seca
Cansaço frequente
Tontura ou vertigem

Transpiração excessiva e mãos suadas

Tremores e espasmos musculares
Tensão muscular e dores musculares
Urinação frequente
Assustado e inqueto
Náusea, diarréia ou problemas estomacais
Respiração superficial
Rubores (calores) ou calafrios
Dificuldade de concentração
Dificuldade de pegar no sono ou dormir
Incapacidade de lidar com dificuldades
Irritabilidade constante
Nervosismo intenso
Pensamento frequente de perigo
Pensamentos frequentes de coisas terríveis
Preocupação frequente
Sentire-se tenso ou eufórico

Tipos mais comuns transtorno de ansiedade

Síndrome do pânico, ansiedade generalizada, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), depressão… Diferente do que se acreditava antigamente, tais quadros não são classificados em uma só categoria. Atualmente cada um desses transtornos são definidos de acordo com suas características e sintomas distintos. Conheça os tipos de transtornos de ansiedade mais comum:

01. Transtorno de ansiedade generalizada
Aqueles com TAG costumam esperar constantemente o pior e se preocupar com temas como trabalho, dinheiro, família e amigos ou com sua saúde, mesmo quando não há motivos reais para tal preocupação. A ansiedade sentida com esse distúrbio pode ocorrer por uma razão específica ou ser desencadeada por um evento, mas pode ser desproporcionalmente grande ou irrealista para a situação.
02. Síndrome do pânico
03. Transtorno de ansiedade social
04. Agorafobia
05. Fobia específica

Teste seu graú de ansiedade

Se você desconfia que sofre com transtornos de ansiedade ou quer se conhecer melhor, faça o teste a seguir e descubra como está o seu graú de ansiedade. O objetivo do teste não é substituir o diagnóstico de um profissional, mas sim te ajudar a identificar o seu graú de ansiedade para te ajudar a conhecer melhor sua situação atual e apartir dai tomar a decisão, caso ache necessário, de procurar ajuda profissional.

Essa é uma ferramenta gratuíta construída com base em métodos científicos dos pesquisadores da Universidade de New South Wales, na Austrália. Esse mesmo teste é utilizado mundialmente para auxílio na identificação de transtornos de ansiedade.

Dedique agora 10 minutos do seu tempo para fazer o teste e descobrir como está o grau da sua ansiedade.

Ps.: Não sabemos por quanto tempo esse teste vai continuar gratuito, então aproveite a oportunidade, faça você o teste e compartilhe também com seus amigos e familiares.

Teste: Qual é o seu graú de ansiedade?

Descubra seu graú de ansiedade e viva uma vida mais feliz e produtiva.

Bruno Coelho Gomes

Escrito por Bruno Coelho Gomes

199 visualizações

Compartilhe este post:

Copyrights © 2019 Todos Direitos Reservados Vitafine.