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A importância de um metabolismo equilibrado para alcançar o peso saudável

Criado em 25-04-2017
por Mayra Cohen

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A importância de um metabolismo equilibrado para alcançar o peso saudável

A importância de um metabolismo equilibrado para alcançar o peso saudável

Diferente do que acredita o senso comum, você não é o que você come. Ou melhor, você não é apenas o que come. Por isso, para manter um peso saudável, a dieta correta deve estar aliada à exercícios físicos periódicos, embora fatores genéticos também interfiram. Caso você não seja uma dessas pessoas cujo peso certo vem de berço, é bom começar a aprender como o seu metabolismo funciona, porque o trabalho será dobrado.

É preciso esclarecer que o metabolismo queima excesso de gordura, não a gordura que você precisa. Quando se trata de gordura, muitas pessoas assimilam a algo tão negativo, que, procuram eliminá-la por completo de sua dieta. Portanto, vale esclarecer: são ruins gorduras que seu corpo não precisa, mas você realmente precisa de gorduras boas, como aquelas contidas em oleaginosas (castanhas do pará e de cajú, amendoim, nozes e macadâmia), abacate, óleo de coco, salmão e no azeite de oliva, por exemplo.

O mesmo acontece com o seu metabolismo. O metabolismo é definido como o processo pelo qual o corpo decompõe nutrientes, incluindo gordura, a fim de produzir energia suficiente para manter-se. A taxa de seu metabolismo depende de quantas calorias você ganhou, o número de calorias que você realmente queimou, e também é baseado em sua genética.

Se você seguir uma dieta balanceada com proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis, seu metabolismo vai ser capaz de queimar o excesso de gordura corporal de forma mais eficaz, simplesmente porque ele estará transformando em energia, todas as gorduras positivas que você absorveu.

É por isso que absorver a quantidade certa de calorias também é importante. Sem a quantidade certa de calorias, seu corpo não pode obter a nutrição que necessita para impulsionar o seu metabolismo. Por isso também que a maioria das dietas de baixa caloria não funcionam a longo prazo. Elas são muitas vezes um método insustentável para o seu metabolismo.

2 erros comuns que possivelmente você está cometendo

Carboidratos pela manhã

Durante anos, fomos alertados para comermos carboidratos na parte da manhã, uma vez que no final do dia eles são armazenados como gordura. Porém, a maioria dos carboidratos associados ao café da manhã - cereais, aveia, pães e bolachas - são rapidamente decompostos em açúcar após a digestão. Isso resulta em um aumento do açúcar no sangue, o que estimula o organismo a liberar insulina, uma das principais fontes de armazenamento de gordura.

Comer carboidratos na parte da manhã também perturba o ritmo circadiano natural do nosso corpo (nosso relógio biológico). Comer carboidratos no início do dia altera a liberação de cortisol, uma vez que você já estará aumentando seu nível de açúcar no sangue. Não parece ser um problema até você perceber que, ao longo do tempo, esta alteração dos níveis de cortisol naturais pode levar a alteração do ritmo circadiano, trazendo mais problemas hormonais e dificuldades para eliminar a gordura ruim.

Você está fazendo muito cardio

A maioria dos candidatos a perda de peso enxergam as máquinas de cardio (ou correr ao ar livre) como um meio de se redimir de seus pecados dietéticos. Porém, longas sessões de cardio têm mostrados diminuir o hormônio da tireóide, da testosterona e o hormônio de crescimento, favorável ao metabolismo, aumentando assim os seus níveis de cortisol, o qual, quando cronicamente elevados, estão associados com o aumento da gordura da barriga.

Agora que você tem um melhor entendimento do que está entre você e o peso certo, seguem algumas dicas para acelerar seu metabolismo de forma saudável.

5 Formas de tornar seu metabolismo mais ágil e eficiente

1 - Ganhe massa e queime gordura com o treinamento de peso. O treinamento com pesos ajuda a ganhar massa muscular. Quando ganhamos músculo, queimamos gordura. Se não bastasse, para mantermos os músculos, nosso corpo queima mais calorias mesmo quando estamos parados. Sim, isso mesmo. Você pode estar sentado no seu sofá e queimando calorias. Mas como em tudo na vida, para colher é preciso plantar. Então vá suar para poder relaxar depois!

2 - Faça pequenas refeições a cada 3 ou 4 horas. Tal rotina manterá o seu metabolismo funcionando de forma eficaz. Aqui estão algumas pequenas refeições indicadas: iogurte natural, maçã com manteiga de amendoim, amêndoas, hommus com cenouras ou acompanhado de pão sem glúten.

3 - Beba muita água. O corpo precisa de água para processar calorias e manter um metabolismo ágil. Pessoas que bebem oito ou mais copos de água por dia queimam mais calorias do que aquelas que bebem apenas quatro.

4 - Tente Ioga. A prática ajuda a impulsionar o metabolismo. Há quem sugira o Hot Ioga como sua versão mais intensa, por entender que manter o corpo quente, auxilia ainda na eliminação de gorduras ruins.

5 - Tenha uma boa noite! Um sono de 8 horas, com variações de até 2 horas de acordo com o indivíduo, é imprescindível para um metabolismo acelerado e saudável.

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